Siga-nos no facebook Siga-nos no twitter
ANT?PODA

Início » Novo ficheiro SAF-T (PT)

Imprimir

 

A Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro, altera a estrutura de dados do ficheiro a que se refere a Portaria n.º 321-A/2007, de 26 de março, e cria as taxonomias a utilizar no preenchimento dos campos devidamente assinalados na estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT). 

 

 

A evolução verificada na estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT) tem incidido, essencialmente, na melhoria da qualidade da informação relativa à faturação.

 

A experiência de utilização do SAF-T (PT) evidenciou que a anterior estrutura era insuficiente para uma completa compreensão e controlo da informação relativa à contabilidade, em virtude da flexibilidade existente na utilização das contas pelas diferentes entidades.

 

Nessa perspetiva, procedeu-se ao ajustamento da estrutura do ficheiro SAF-T (PT) com a criação de taxonomias, ou seja, de tabelas de correspondência que permitam a caracterização das contas de acordo com o normativo contabilístico utilizado pelos diferentes sujeitos passivos, permitindo simplificar o preenchimento dos Anexos A e I da IES. 

 

A portaria entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2017, para os períodos de 2017 e seguintes, com exceção da estrutura de dados a que se refere o n.º 1.º da Portaria n.º 321-A/2007, que entra em vigor no dia 1 de julho de 2017.

 

 

 

Voltar atrás »



Partilhar

Agenda Fiscal

Notícias de Fiscalidade

Notícias de Contabilidade

Notícias de Segurança Social

Notícias de Trabalho

Artigos de Opinião

Vídeos

Compete
Novo Norte

Newsletter